As rodovias que compõem o “Lote Litoral Paulista”, que ligam o Alto Tietê às cidades do Litoral Sul de São Paulo, serão concedidas pelo Governo do Estado à iniciativa privada para a instalação de novos pontos de pedágio no sistema “Free Flow” de cobrança automática.
Três rodovias receberão os postos de fiscalização: Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), Mogi-Dutra (SP-088) e Mogi-Bertioga (SP-098), que passam pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu. A fiscalização será de responsabilidade da Artesp e os valores devem variar de R$ 1 e R$ 6.
A concessão de 213 quilômetros de rodovias serão no modelo de pagamento automático de tarifas de pedágio. Também conhecido como Free Flow, o sistema permite que motoristas trafeguem sem a necessidade de parar em praças físicas de pedágio. A estrutura é composta por uma espécie de “portal”, com câmeras e sensores capazes de identificar o veículo por uma tag de cobrança, espécie de adesivo instalado no carro, ou pela placa do carro.
serão e quanto custarão!
Duda Machado
Duda Machado
02/07/2024 às 9:38
As rodovias que compõem o “Lote Litoral Paulista”, que ligam o Alto Tietê às cidades do Litoral Sul de São Paulo, serão concedidas pelo Governo do Estado à iniciativa privada para a instalação de novos pontos de pedágio no sistema “Free Flow” de cobrança automática.
Três rodovias receberão os postos de fiscalização: Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), Mogi-Dutra (SP-088) e Mogi-Bertioga (SP-098), que passam pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu. A fiscalização será de responsabilidade da Artesp e os valores devem variar de R$ 1 e R$ 6.
A concessão de 213 quilômetros de rodovias serão no modelo de pagamento automático de tarifas de pedágio. Também conhecido como Free Flow, o sistema permite que motoristas trafeguem sem a necessidade de parar em praças físicas de pedágio. A estrutura é composta por uma espécie de “portal”, com câmeras e sensores capazes de identificar o veículo por uma tag de cobrança, espécie de adesivo instalado no carro, ou pela placa do carro.
Foto: Divulgação/CCR
O projeto prevê a instalação de 15 pórticos ao longo de todo o trecho concedido. Como o número de pórticos é maior que o de praças de pedágio convencionais, o pagamento da tarifa é mais adequado de acordo com a distância rodada.
O projeto não contempla cobrança na ponte de Itanhaém, onde o tráfego será gratuito. Outro caso específico será em Mogi das Cruzes. Os usuários que tiverem origem ou destino no Distrito Industrial de Taboão não precisarão pagar tarifa de pedágio em um dos pórticos que será instalado nas proximidades. Também haverá a possibilidade de pagamento proporcional de tarifa ao trecho percorrido no km 43,1; e não pagarão tarifa quando tiverem origem ou destino no centro do município.
Como vai funcionar
O pagamento é feito automaticamente por meio do adesivo tag instalado no para-brisa do veículo, que se comunica com os pórticos, espécies de portais, localizados no trajeto. O débito do valor da tarifa é realizado automaticamente.
No caso dos carros, o pagamento automático gera um desconto de 5% no valor da tarifa, além do benefício do DUF (Desconto de Usuário Frequente), pelo qual, a cada passagem dentro do mesmo mês, são aplicados descontos progressivos nos valores.
Para aqueles que não possuem a tag, a leitura da placa do veículo é feita por meio de câmeras. O valor da tarifa deverá ser pago pelo usuário através de um portal eletrônico disponibilizado pela concessionária.
Para evitar a autuação por evasão de pedágio, é importante que o usuário verifique o valor das tarifas de pedágio ao longo do trajeto e as formas de pagamento aceitas pela concessionária. No caso da cobrança automática, os usuários devem se certificar de que a tag está devidamente liberada para a cobrança.