A cidade de Orlando, nos Estados Unidos, recebeu 6,13 milhões de turistas internacionais em 2023, um aumento de 25% quando comparado a 2022. O número alcançou 94% dos níveis pré-pandêmicos, correspondentes a 2019, e o Brasil consta como o terceiro maior mercado internacional emissor de turistas para o destino na Flórida.
No ano passado, 696 mil viajantes brasileiros foram para Orlando, o que representa um aumento de 21% em comparação a 2022, quando o destino registrou 575 mil visitantes do Brasil.
Acima do mercado brasileiro aparece o Canadá, em primeiro lugar, com mais 1,2 milhão de turistas; e o Reino Unido, com 877 mil.
Confira abaixo os cinco principais mercados internacionais de Orlando em 2023:
Canadá: 1.256 milhão de visitantes (aumento de 46%)
Reino Unido: 877 mil (aumento de 8%)
Brasil: 696 mil (aumento de 21%)
México: 432 mil (aumento de 10%)
Colômbia: 302 mil (aumento de 5%)
Os dados foram divulgados pelo Visit Orlando, órgão oficial de turismo da cidade, durante a IPW 2024, maior feira de turismo dos Estados Unidos. O evento ocorre neste ano em Los Angeles — Orlando foi sede da IPW em 2022.
O órgão ainda destaca o processo de visto mais simplificado em países como Brasil, México e Colômbia, assim como campanhas de marketing oficiais.
A capital mundial da diversão tem novidades para este ano, incluindo novos brinquedos, áreas e shows em seus parques de diversão.
Em junho, o Universal Orlando Resort inaugura a DreamWorks Land, uma área inspirada em animações de sucesso da empresa no Universal Studios Florida. Novos shows também estão confirmados, como o espetáculo inédito de Harry Potter no Universal Islands of Adventures, e um desfile diurno e um show noturno no Universal Studios.
Neste ano, o SeaWorld Orlando completa 60 anos e lança a Penguin Trek, montanha-russa imersiva com carros inspirados em motos de neve que termina o trajeto no habitat dos pinguins do parque.
No complexo da Disney, a nova atração, Tiana’s Bayou, no Magic Kingdom, entra em operação no verão norte-americano. O novo brinquedo ocupa o lugar da antiga Splash Mountain e promete levar os visitantes a uma aventura musical inspirada no filme “A Princesa e o Sapo”.
Vale destacar que o Legoland Florida Resort inaugurou em março o Lego Ferrari Build and Race, novo espaço com atividades ligadas aos carros da marca italiana. A peça central do local é uma Ferrari em tamanho real com 424 mil peças de Lego que pesa mais de uma tonelada.
Neste ano, a gastronomia voltou aos holofotes da cidade com uma nova edição do Guia Michelin. Ao todo, quatro novos restaurantes foram condecorados com uma estrela — a cidade soma agora sete casas estreladas.
Novidades já estão à vista também para 2025, ano de inauguração do Epic Universe, novo parque temático do Universal Orlando Resort com mais de 50 experiências envolvendo atrações, entretenimento, restaurantes e compras. Além do parque haverá a adição de 1.500 quartos de hotel com a abertura de dois novos resorts no complexo: o Universal Stella Nova Resort, em 21 de janeiro, e o Universal Terra Luna Resort, em 25 de fevereiro.