Desde os primeiros tailleurs com acabamento perfeito criados por Gabrielle “Coco” Chanel até a feminilidade dos traços de Dior com seu “New Look”, as ruas de Paris viram a arte invadir as maisons e os designers redefinirem épocas.
A valorização do trabalho artesanal na França, seja ele para a maturação de um queijo, confecção de um perfume ou construção de um sapato é parte da cultura local. Uma vez em Paris, é possível identificar esse esmero em cada canto, da arquitetura de um prédio até a geometria de um croissant. Ao parar para degustá-los na sofisticada Champs Élysées, vale ver as vitrines e o que os franceses que por ela desfilam estão usando para então, carregado de inspiração, partir para uma viagem de apenas 40 minutos até La Vallée Village, um outlet que reúne mais de 110 marcas de luxo.
Casinhas elegantes, cada uma diferente da outra, acolhem os grandes nomes da moda e do luxo em torno das ruas do Village, um espaço encantador e repleto de verde. Lá você encontra coleções anteriores a preços reduzidos, bem como uma seleção de coleções mais recentes.
Outlet em Paris: La Vallée Village
Criado em 2000 pela Value Retail, o outlet La Vallée Village reúne marcas de bolsas, sapatos, joias e roupas de marcas de alta costura em mais de 110 boutiques prêt-à-porter, ou “prontas para vestir”. As marcas não se limitam as “made in france”, também é possível encontrar peças clássicas italianas como as bolsas Bottega Veneta, os sapatos Ferragamo e as reviravoltas familiares estampadas nas peças Gucci. Além, é claro, de marcas espanholas que conquistaram o mundo como a Balenciaga e a LOEWE.
Também não faltam opções gastronômicas para quem decide passar o dia entre compras e inspiração. Desde lojas repletas de macarons e outras joias da pâtisserie francesa como Ladurée e Pierre Hermé, até opções para pausas mais longas e saborosas no Menu Palais, Wild & The Moon ou no Momus.
Durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontecem neste verão, as lojas do La Vallée Village ficarão abertas por mais tempo, das 10h00 às 20h30, aproveitando a luz do sol que se estende nessa época. Uma ótima oportunidade para aproveitar as promoções do local.
Saint Laurent
O argelino Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent deixou sua marca no mundo da moda desde cedo. Aos 17 começou a trabalhar com ninguém menos que Christian Dior e, após ter assumido o controle criativo da marca decidiu criar sua própria maison.
Entre as principais contribuições da marca estão a forma única de olhar e entender as mulheres, características estampadas em seu vestido trapézio, no provocador “Le Smoking” e em suas transparências. E, claro, se hoje entramos em uma loja e saímos com as roupas “prontas para vestir”, devemos também a Yves que popularizou o prêt-à-porter.
Christian Louboutin
Christian Louboutin é o nome por trás da marca de sapatos de salto teatral com solado vermelho. Ele se tornou um ícone da moda, do luxo e do desejo, graças ao seu olhar inovador para o design de calçados. Criado em Paris, Louboutin cresceu imerso na feminilidade, cercado por três irmãs, e via cada mulher, especialmente seus pés, como uma obra de arte. Aos 16 anos, ele estagiou no Folies-Bergères, onde começou a criar sapatos para bailarinas, marcando o início de sua jornada no mundo da moda. Em 1991, decidido a expressar sua criatividade, abriu sua primeira boutique em Paris, que logo se tornou conhecida mundialmente. A inspiração de Louboutin vem profundamente da capital francesa, refletindo-se em seus sapatos-fantasia, verdadeiras obras de arte.
“A inspiração pode surgir em qualquer lugar e a qualquer momento. Desde uma peça de arquitetura, um objeto, um padrão ou até mesmo a maneira como uma pessoa se move. Se você mantiver os olhos abertos, sempre há algo para olhar que será inspirador.”, disse o próprio Christian Louboutin.
Chloé
Fundada em 1952 por Gaby Aghion, a Chloé revolucionou a moda ao oferecer uma alternativa à formalidade da alta-costura europeia. Com suas coleções elegantes e modernas, com silhuetas despojadas e materiais de alta qualidade, peças como sua blusa de seda e o vestido tertulia da década de 60 inspirado no art nouveau marcaram o imaginário feminino. Parte de seu sucesso está em reconhecer e trabalhar com grandes talentos como Karl Lagerfeld, que seguiu criando vestidos icônicos com o Angkor de 1983, estampado com um violino. Os perfumes também fazem parte da marca, a primeira fragrância Chloé foi lançada em abril de 1975.
Givenchy
Inicialmente celebrada por seu glamour despretensioso, a Givenchy passou por uma evolução ao longo dos anos sob a orientação de diferentes diretores criativos. A relação entre seu fundador, Hubert James Taffin de Givenchy, e sua musa inspiradora, Audrey Hepburn, consolidou sua relação com celebridades que incorporaram o espírito da marca. Desde o famoso vestidinho preto de Audrey em “Bonequinha de Luxo” até as aparições de Beyoncé no MET Gala e o vestido de noiva usado por Meghan Markle. Nascido em Beauvais, França, em 1927, começou a trilhar seu caminho no design desde a adolescência. Após estudar na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e ser aprendiz da grande Elsa Schiaparelli, Givenchy estabeleceu a marca que conhecemos hoje em 1952.
La Vallée Village: Cr de la Garonne, 77700 Serris, França/ Horário de funcionamento: todos os dias das 10h00 às 20h00; a partir de 2 de maio ficará aberto até 20h30 em regime especial até o final do verão/ Ônibus conectam o Village a Paris e aos hotéis Disneyland® Paris várias vezes ao dia.
Reembolso do IVA no aeroporto
Se a sua residência principal estiver localizada em um país não pertencente à UE, o imposto sobre o valor acrescentado (IVA) pode ser deduzido do preço das suas compras na França. Como residente fora da UE, se comprar artigos isentos de impostos em França para levar para o seu país de origem, terá direito ao reembolso do IVA. A restituição do imposto pode ser concedida ao comprador que cumpra estas 3 condições: sua residência principal está localizada num país não pertencente à UE; maiores de 16 anos; fizeram compras de valor superior a 100€, incluindo impostos (gastos em um período de 3 dias consecutivos (ou da mesma marca se lojas localizadas na mesma cidade).
Como se qualificar para um reembolso de IVA (reembolso de imposto)?
Solicite uma nota de venda (BVE, “bordereau de vente”): ao pagar por seus itens, peça ao vendedor o boleto para se beneficiar da restituição do imposto. Inclui um código de barras ou as palavras “procedimento de backup”.
Valide seu boleto: na sua partida e antes do final do 3º mês seguinte ao mês da compra, o seu recibo deverá ser carimbado na alfândega antes de despachar a sua bagagem. Os recibos de compra isentos de impostos efetuados noutro Estado-Membro da União e aqueles que incluam a expressão “procedimento de reserva” devem ser apresentados aos funcionários aduaneiros.
Obtenha o reembolso do seu imposto: apresente seu passaporte e seu bordereau validados pela alfândega. Obtenha o seu reembolso de imposto imediatamente em dinheiro em euros ou solicite o reembolso por cartão de crédito (feito no prazo de 4 a 6 semanas).